sábado, 22 de junho de 2013

Vaso novo

Quem não gosta de algo novo? Um carro novo, uma casa nova, uma roupa, enfim, algo que tem aquele cheiro de novo!

Você quer que o Pai sinta 'o cheiro de novo' em você? Use apenas 5 minutos do seu dia para isso. Cante essa canção - mesmo que seja apenas no pensamento - e ore se oferecendo, de coração aberto, para que o Pai te transforme num vaso novo. 

Eu quero ser 
Senhor amado
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebra minha vida
E faze-a de novo
Eu quero ser
Eu quero ser
Um vaso novo
Eu quero ser
Senhor amado
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebra minha vida
E faze-a de novo
Eu quero ser
Eu quero ser
Um vaso novo.


Toni

O que a igreja deve cantar?

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...” (2 Timóteo 3.16)

1. A igreja deve cantar a palavra de Deus

Algumas razões porque devemos cantar a palavra:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...” (2 Timóteo 3.16)
  • Deus trabalha em nossas vidas através de sua palavra
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5.39)
  • O Senhor nos deu sua palavra para que pudéssemos conhecê-lo.
“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119.11)
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17)
  • O Senhor nos santifica através de sua palavra.
“Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10.17) N.V.I.
  • A palavra de Deus é nossa fonte de fé.
“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31,32) 
“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.” (1 João 2.14) 
  • Deus nos deu sua palavra para que por ela cheguemos à maturidade espiritual.
“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.” (Mateus 4.1-11)
  • Deus nos deu sua palavra para que por ela sejamos vitoriosos diante das dificuldades e das tentações.
“...as palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida.” (João 6.63)
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)N.V.I
  • A palavra de Deus tem vida própria.

2. A igreja deve cantar o reino de Deus

  • A mensagem do reino de Deus traz em seu conteúdo o governo de Deus; a cruz; obediência; santidade; renuncia; arrependimento; etc.

"Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus". (Mateus 4.17) 

  • Esta era a mensagem de Jesus. Este é o evangelho. Esta mensagem deve ser cantada pela igreja. Viveremos a mensagem a que estamos freqüentemente expostos. 

"E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades". (Mateus 9. 35) 


"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim". (Mateus 24.14)

3. A igreja deve cantar louvores.

  • Louvar significa elogiar. O Senhor é digno de louvor. Louvor é uma expressão de gratidão. A gratidão é extremamente importante em nossa relação com o Senhor.

"Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre". (Salmo 136.1) 


A igreja que aprendeu a importância do louvor não tem tempo para pecados como queixa, fofoca, crítica, murmuração, etc.


"Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais". (Efésios 5.19).

4. A igreja deve cantar o que coopera para a centralidade em Cristo Jesus.

  • Jesus é tudo. Ele não é apenas um detalhe importante da igreja. Ele é a vida da igreja; é o cabeça da igreja; é o Senhor da igreja; o Salvador da igreja; o sustentador; o modelo, etc.


"Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus". (Mateus.17.8);

"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles". (Hb.1.1-4);

  • Toda atenção deve ser voltada para Jesus. Ele é o centro de tudo.

"Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus". (Hebreus 12.2).

5. A igreja deve cantar o propósito eterno de Deus.

  • Uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a glória de Deus Pai. Unidade, quantidade, qualidade e finalidade. Jesus em cada uma destas etapas.

"Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade". (Efésios 1.11)

  • Como a igreja precisa ver o que Deus vê; ver como Deus vê!

"A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor". (Efésios 3.8-11);
  • Quando a igreja canta o propósito de Deus fica mais fácil de atingir o alvo.

"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos". (Romanos 8.29).

6. A igreja deve cantar um cântico novo.

  • Onde está o cântico novo? No projetor?  O cântico novo está no coração do verdadeiro adorador.

"Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras". (Salmo 96:1);

"Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória". (Salmos 98:1);

"Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra..." (Isaías 42:10).


  • A igreja deve manter a chama acesa e o espírito e os lábios prontos. Sempre. (Salmo 34.1). 
  • A igreja deve fluir em novos cânticos ao Senhor constantemente (Efésios 5.18-20).

7. Por fim

Sem querer lançar fundamentos quero dar um testemunho de nossa experiência com o Senhor:

1. A inspiração e revelação do Espírito Santo através da palavra;
2. Submissão e cooperação com a autoridade espiritual;
3. Intensidade na vida como corpo de Cristo;
5. Sensibilidade nas lições que o Senhor nos dá através das “circunstâncias” da vida; 

A musicalidade tem servido como um recurso para apoio dos itens citados acima .

No amor de Jesus, Daniel Souza.