Espero que vocês separem um tempo para ler tudo o que vamos colocar abaixo. Talvez já tenham lido no facebook, mas leiam novamente.
O primeiro texto é um recado no líder do Ministério de Música e Arte.
O segundo é um testemunho que o Márcio Ribal compartilhou e reproduzimos aqui.
Seria muito legal se houvesse reações por meio dos comentários do blog.
TEXTO 1 - PALAVRA DO TONI
Acredito que sempre deixei claro que estou sempre a disposição de qualquer pessoa para bater papo! Seja para criticar, para aconselhar, para sugerir, enfim, para qualquer coisa. Inclusive, para orar junto! Não mudei esse minha posição, tá? Sendo assim, caso alguém queira fazer isso por e-mail, ou pessoalmente, é só me procurar. Estou realmente preocupado com o andar do nosso MMA.
Como disse ontem (na reunião do MMA de 2 de dezembro), ainda acho que temos tudo em mãos; pessoas para cantar, cinco - ou mais - ministros de louvor, sendo que por muitos anos tínhamos 2 ou 3. Temos todos os instrumentos, temos projeção, temos fones, temos uma bateria nova em folha, com acrílico, instrumentistas capacitados, liturgia em mãos na sexta feira, ou no sábado - sendo que pouco tempo atrás, só sabíamos da liturgia no próprio domingo - temos nosso canal de comunicação, recebemos as musicas antes. O Osmar já manda as musicas com os links!!!
Enfim, temos uma estrutura muito boa. Avançamos muito em relação há cinco ou seis anos atrás.
Ai eu me pergunto. Será falha na estrutura, ou em nós?? Será que, as facilidades estão nos deixando mais acomodados? Será que não está faltando em nós aquele amor que brota no fundo do nosso coração, igual aquele que temos quando namoramos, que nos faz pensar diariamente na namorada ou namorado. Por que, quando estamos namorando, pensamos em todos os detalhes de como agradar, de como surpreender, de como deixá-lo(a) totalmente feliz...
Enfim, será que o problema não está em cada um de nós?
Eu penso assim; se o ministro de musica que vai tocar no final de semana, busca seu momento a sós com Deus, escolhe as musicas, tem o cuidado de enviar com antecedência para os músicos e componentes do grupo musical, será que não está faltando amor e responsabilidades de todos esses - músicos e vocal - para analisar com o mesmo amor essas musicas, e assim, estudá-las com tempo?
Parece que, quanto mais recursos temos, mais acomodados ficamos; Ah, se tem projeção, não preciso decorar a letra! Ah, se temos 3 backvocals, se eu faltar, não vai fazer diferença; Ah, se temos 3, 4 bateristas, se eu marcar um compromisso no domingo, é só trocar com outro!
Pessoal, volto a dizer. Vivemos cantando que queremos ser como Jesus, e por A+B+C, sabemos que Jesus foi um homem simples, que andava no meio da multidão, que estava no meio de pessoas simples e necessitadas, etc, etc, etc
Eu posso afirmar que sou uma pessoa simples, acessível, que estou disposto a ajudar no que eu consigo, e assim, estou disposto a ajudar o MMA chegar no nível que ele pode chegar, mas, posso estar com a visão errada de alguma coisa!
Justamente por isso que estou abrindo esse papo.
Mas, por favor, expresse seus sentimentos, sugestões, críticas, somente no meu e-mail, ok? otoniel-alves@uol.com.br
No amor de Cristo,
Toni
-*-*-*-*-*-
TEXTO 2 - TESTEMUNHO DO MÁRCIO RIBAL
Hoje estava indo de manhã.. de Santo André até a Paulista... e o silêncio me acompanhava, tinha comigo somente meus pensamentos, meus sentimentos, que me tiravam do transito de SP, lembrai de tempos de amizade, esperava o silencio ser interrompido, mas não, nenhum ruido, somente o som do radio no fundo me lembrava de
onde estava... continuava a pensar sobre a vida, sobre a falta, sobre coisas que ocorreram nestes 38 anos de vida, de alegrias, de tristeza, me sentia leve porém sozinho, .... não totalmente. Não sentia a dor do transito, não estava ali, não recebi os insultos da rua, mas me sentia só, esperando um ruido, mas sem nenhum sinal, lembrei da falta de um irmão, lembranças de erros e acertos, sentimentos fortes do passado, não pensava nas incertezas do futuro...... Quando cheguei a algumas respostas...agradeci, pois no trajeto ficou claro, tenho muitas coisas, e mais ... tenho muitos amigos, meus Pais (Maria Ribal), um Irmão (Luiz Ribal ), tenho uma família linda... um sentimento leve continuou comigo...mas não de solidão mas de gratidão... Obrigado SENHOR!!!!
Um comentário:
Roger, vou postar o mesmo comentário que fiz durante a reunião:
Infelizmente eu acho que temos medo de falar em planejamento e governança dentro da igreja, parece que soa pouco espiritual e mais voltado para o mundo das empresas que trabalham visando lucro.
Os dois primeiros capítulos da bíblia falam de planejamento. Para derrubar as muralhas de Jericó, planejamento. Quando Deus chamou Gideão para a batalha, planejamento. Para a segunda vinda de Jesus, planejamento ...
Não existe meio termo no planejamento. Não planejar significa planejar o fracasso.
E para saber se o plano está indo bem é preciso ... medir!
Concluo com as sugestões que dei durante a reunião:
1) Até as coisas melhorarem, criar uma classe dominical do louvor para termos tempo de nos reunirmos e discutirmos o que precisa ser melhorado.
2) Criar indicadores para medir o que planejamos e, principalmente, dar nome aos bois. Exemplos de indicadores:
a)Compromisso: Quantidade de faltas no mês, quantidade de faltas na reunião mensal, não envio das músicas no prazo estipulado, etc.
b)Tecnico: Não saber tocar ou cantar as musicas selecionadas, não saber usar o instrumento (incluindo a voz), não saber regular seu instrumento, não saber usar os equipamentos da igreja, não saber regular os volumes de maneira harmoniosa, etc.
c)Organização: Entendimento e cumprimento dos procedimentos estabelecidos pelos líderes do ministério, eficácia dos processos vigentes no ministério, etc.
d)Igreja: n° de reclamações do pastor e da igreja sobre o louvor.
São apenas alguns exemplos de como poderíamos criar indicadores para medir o que está indo bem e o que não está.
É possível que quem leu até aqui possa perguntar: "cadê o lado espiritual, o jejum, a oração, a confirmação do compromisso, ...?"
Para perguntas como esta, minha resposta é: isso é pré-requisito para ser um cristão, esteja você no louvor da sua igreja ou não.
Um abraço a todos e vou fechar com uma frase do Albert Einstein: "Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."
No amor dAquele que É o plano perfeito,
Jack
Postar um comentário